null Apresentado no Nova Economics Club um novo estudo realizado em parceria com o GPEARI

Logo NEC Connecting Economics. Título: The impact of R&D investment in the ICT sector on labour productivity em fundo verde.

Direitos de autor da imagem: Nova Economics Club

O GPEARI apoiou o desenvolvimento de um trabalho de investigação por estudantes de licenciatura e mestrado da Nova SBE, no âmbito do Nova Economics Club (NEC), os quais foram apresentados publicamente numa sessão virtual realizada a 4 de julho.

O trabalho intitulado The impact of R&D investment in the ICT sector on labour productivity, foi elaborado por Adriana Lopes, Gonçalo Santos, João Gomes, Filipe Ferreira e Margarida Caroço, pretendeu analisar o impacto do investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) realizado nos setores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na produtividade do país.

O investimento em I&D, como instrumento para restaurar a competitividade e alcançar um crescimento robusto e sustentável, tem ganho importância nos últimos anos, tendo sido implementadas diversas políticas publicas com vista à sua promoção. Na área da inovação, é importante destacar o papel das TIC e o seu contributo para o crescimento da produtividade dos diferentes países europeus. Em particular, o investimento em I&D em setores TIC pode potenciar a criação de novos bens e serviços de TIC que, dadas as suas características, podem vir a ser amplamente utilizados no processo produtivo, tanto em setores TIC como em setores não TIC, podendo deste modo alargar os seus efeitos positivos sobre a produtividade.

De modo a estudar qual o impacto do investimento privado em I&D realizado nos setores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na produtividade dos países, os autores utilizaram informação relativa aos Estados-membro da União Europeia para o período entre 2010 e 2018, com a exceção da Bulgária, Croácia, Chipre, Malta e Roménia dada a falta de informação relevante para estes países.

Os resultados do estudo indicam a existência de uma relação positiva entre os investimentos realizados em I&D e aumentos na produtividade de cada país, não existindo, porém, evidência que os investimentos em I&D nos setores ICT estejam associados a um efeito na produtividade superior aos investimentos em I&D nos setores não ICT. Nomeadamente, o estudo indica que, em média, um aumento de 1% no investimento privado em I&D nos setores de ICT está associado a um aumento de 0,08% na produtividade do trabalho, enquanto que um aumento médio no investimento em I&D de igual dimensão nos setores não ICT está associado a aumento ligeiramente superior (de  0,10%) na produtividade.

Para além deste trabalho, apoiado pelo GPEARI, foram ainda apresentados os seguintes trabalhos:

  • Portuguese Education System (Part 2) - A regional analysis of teachers from the public and private sector sector (em parceria com Nova SBE Economics of Education Knowledge Center);
  • Transatlantic inflation differential - analysing historical differences (em parceria com Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center);
  • Determinants of multiple job holdings in the long-term care workforce (em parceria com Nova SBE Health Economics and Management Knowledge Center).

O GPEARI tem apoiado recorrentemente este programa, com uma parceria que dura há já 5 anos.