null Apontamento: Curva de Beveridge

Lado esquerdo: Logo do GPEARI e vários círculos sobrepostos em tons de azul. Lado direito: Apontamento e a data: 16 de fevereiro 2023. Em abaixo contém o título da publicação.

Direitos de autor da imagem: GPEARI

A Curva de Beveridge representa a relação entre a taxa de empregos vagos (razão entre o número de empregos remunerados criados pela primeira vez não ocupados ou prestes a ficarem vagos e a soma destes com o número de empregos já preenchidos) e a taxa de desemprego, tendo – tipicamente – uma inclinação negativa.

No ano de 2022, verificou-se que a taxa de desemprego permaneceu em valores baixos, apresentando, no entanto, sinais de ligeiro aumento, enquanto a taxa de empregos vagos tem vindo sucessivamente a aumentar, o que parece corresponder a um sinal de deslocamento da curva e, em particular, a desajustamentos qualitativos entre a oferta e a procura.

Neste Apontamento, explica-se o que é a Curva de Beveridge, e como esta permite perceber pela evolução do mercado de trabalho situações de expansão ou recessão económica, bem como alterações friccionais ou estruturais neste mercado de trabalho, apresentando-se a respetiva evolução recente em Portugal.

Caso pretenda vir a receber diretamente as próximas edições dos Apontamentos, proceda desde já à sua subscrição.