null Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola responde às crescentes preocupações com a segurança alimentar

Presidente do FIDA (Alvaro Lario) a discursar. Ao fundo painel em tons de azul com espigas de trigo e logo IFAD Governing Council 2023.

Direitos de autor da imagem: ©IFAD/Flavio Ianniello

Nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2023, realizou-se a 46.ª reunião do Conselho de Governadores do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), cujo tema central foi a aceleração do combate à insegurança alimentar, o qual se afigura como particularmente relevante numa conjuntura marcada por sucessivos choques económicos, pelas consequências crescentes das alterações climáticas e pelas preocupações com a disponibilidade e o custo da alimentação, da energia e dos fatores de produção essenciais à atividade agrícola.

Foi discutida em particular a forma como o FIDA poderá reforçar a sua atividade de modo a gerar um maior impacto a nível da transformação rural e do reforço da resiliência. O Presidente do FIDA, Álvaro Lario, marcou o tom do Conselho de Governadores ao deixar um apelo aos líderes mundiais no sentido de que este é o momento de se acelerarem as ações tendo em vista alcançar a segurança alimentar, intensificando os investimentos nas comunidades rurais e nos pequenos agricultores que produzem um terço dos alimentos do mundo.

Foram ainda abordados temas de caráter mais específico, como o financiamento do setor privado aos pequenos produtores para apoio às adaptações climáticas, a relação entre os jovens e a agricultura no contexto da transição para empregos verdes, e os desafios e oportunidades na ligação entre os setores da água, alimentação e energia.

Destaque igualmente para a aprovação da entrada da Ucrânia como 178.º estado-membro do FIDA, bem como para a retoma da atividade e investimentos diretos na Somália, após a liquidação dos atrasados daquele país à instituição, por meio do apoio de outros estados-membros.

O evento marcou ainda o início do processo que conduzirá à 13.ª reconstituição de recursos do FIDA, a qual deverá ser concluída no decurso do ano corrente, esperando-se poder vir a angariar fundos superiores aos USD 1,2 mil milhões comprometidos na reconstituição anterior. A generalidade dos estados-membros manifestou a sua preferência para que o foco destes novos recursos seja o tema das alterações climáticas, o qual deverá ser tido em conta na preparação de todos os projetos a apoiar. Um crescente envolvimento do setor privado deverá ser outro dos objetivos a priorizar neste ciclo.

O FIDA é uma instituição financeira internacional e agência especializada das Nações Unidas para o setor agrícola. Foi criada em 1977, através de uma parceria entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros países em desenvolvimento.