null Financiamento do Grupo do Banco Europeu de Investimento atinge 1,7 mil milhões de euros em Portugal em 2022

Edifício do BEI com as bandeiras dos vários países. Em baixo da imagem contém logo do BEI com a bandeira da CE e o descritivo: Atividade do grupo BEI em Portugal em 2022.

Direitos de autor da imagem: BEI

O Grupo do Banco Europeu de Investimento, composto pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), apresentou os resultados da sua atividade em Portugal em 2022 no dia 16 de fevereiro de 2023.

O total de financiamentos do Grupo BEI em 2022 atingiu os 72,5 mil milhões de euros, os quais permitiram mobilizar cerca de 260 mil milhões de euros em investimentos. A maioria deste financiamento centrou-se na energia sustentável e recursos naturais (confirmando o BEI como o Banco Climático da UE), nos investimentos em cidades sustentáveis e em projetos de pequenas e médias empresas (PME).

Em Portugal foram assinadas 29 operações de financiamento, num montante total de 1,7 mil milhões de euros, com uma forte ênfase na ação climática. A instituição realça que Portugal foi o sexto maior beneficiário do apoio do Grupo BEI na União Europeia em 2022 e um dos dez principais beneficiários do apoio do banco nos últimos cinco anos, com mais de 12 mil milhões de euros de financiamento nesse período.

As operações assinadas em 2022 focaram-se particularmente no financiamento a energia sustentável e recursos naturais (representando cerca de 39% do total), seguindo-se o financiamento a empresas (28%) e o apoio a cidades e regiões sustentáveis (22%). Em Portugal, o financiamento à ação climática e à sustentabilidade ambiental representou 45% do total, e o financiamento em regiões de coesão representou mais de 70% do total.

Destaque para a assinatura, no ano passado, de mais uma tranche do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e a Revitalização Urbanas (IFRRU), no valor de 200 milhões de euros, com o objetivo de apoiar os municípios portugueses na revitalização social e económica das áreas urbanas em Portugal, prevendo igualmente medidas de eficiência energética. Realce ainda para o financiamento de 300 milhões de euros concedido à REN – Redes Energéticas Nacionais para financiar um programa de investimentos no âmbito da expansão e modernização da capacidade da rede de transmissão elétrica nacional, bem como a ligação e integração de novos geradores de energia renovável; ou para o financiamento do plano de investimento em tratamento de resíduos sólidos e economia circular da EGF - Empresa Geral de Fomento, responsável pela gestão e coordenação das empresas concessionárias dos Sistemas Multimunicipais para tratamento e valorização de resíduos urbanos, num montante de 100 milhões de euros.

Elementos do BEI reunidos à mesa.
Direitos de autor da imagem: BEI

Por seu lado, o FEI continuou a apoiar as empresas portuguesas em 2022, quer através de investimentos em capital (tendo realizado cinco investimentos num montante total de 123 milhões de euros, que mobilizaram 500 milhões de euros de financiamento por capitais próprios), quer através de garantias a instituições bancárias nacionais com esquemas de garantia para a promoção da concessão de crédito às empresas portuguesas, ao abrigo do Fundo de Garantia Pan-Europeu (EGF na sigla em inglês) e do InvestEU. Recorde-se que, o EGF foi criado em 2020 com o objetivo de mobilizar 200 mil milhões de euros para apoiar as empresas a enfrentarem as consequências económicas da COVID-19. Portugal foi o segundo maior beneficiário, com 2,2 mil milhões de euros de garantias que mobilizaram 14 mil milhões de euros de investimento. Recorde-se também que o InvestEU pretende apoiar o investimento sustentável, a inovação e a criação de emprego na Europa, esperando mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimentos adicionais durante o período 2021-27. Em 2022, o FEI apoiou 26.000 empresas e 340.000 empregos em Portugal.  

O BEI, criado em 1958 e com sede no Luxemburgo, é a instituição financeira da União Europeia, tendo por missão contribuir, através do financiamento de investimentos, para a integração, o desenvolvimento equilibrado e a coesão económica e social da UE. O Grupo do BEI conta ainda com o FEI, cuja missão é apoiar o acesso das PME europeias a financiamento, através de garantias a instituições financeiras e de operações de capital de risco.