null Seminário GPEARI/GEE "O impacto dos incêndios no capital e emprego das empresas”

Bombeiros a combater incêndio florestal.

Direitos de autor da imagem: Flickr

Realizou-se no passado dia 23 de fevereiro a 80.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, cujo tema versou sobre o trabalho “O impacto dos incêndios no capital e emprego das empresas”, da autoria de Marta Lopes e Inês Póvoa, tendo a apresentação ficado a cargo de Inês Póvoa.

Neste trabalho, as autoras procuram responder às seguintes questões de investigação: i) quantificar os impactos dos incêndios nos fatores de produção; ii) aferir a existência de efeitos heterogéneos de acordo com a estrutura de capital das empresas iii) averiguar se os impactos dependem das características das empresas, tais como o setor de atividade, a dimensão, antiguidade e perfil exportador.

Para a análise, foi efetuado o cruzamento de informação sobre as empresas e os incêndios. A informação sobre as empresas foi obtida através dos dados provenientes da Informação Empresarial Simplificada (IES), disponibilizada pelo BPLim, para os anos compreendidos entre 2006 e 2019. A informação sobre os incêndios foi obtida através dos ficheiros shape disponibilizados pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para o período de 2011 a 2019.

A estratégia utilizada foi de diferença nas diferenças, que permitiu efetuar a análise ao longo do tempo das empresas que são afetadas pelos incêndios com as empresas que pertencem ao grupo de controlo e que não se encontram nas áreas afetadas pelos incêndios.

Direitos de autor de imagem: Marta Lopes e Inês Póvoa

De entre as conclusões obtidas pelo estudo destacam-se:

  1. Há evidências do impacto dos incêndios ser de -10,3% nos ativos e de -9,4% no emprego;
  2. As empresas com maior vulnerabilidade são as que apresentam valores mais elevados nas rubricas de terrenos e edifícios;
  3. É no setor agrícola e da indústria do papel que se encontram as empresas mais vulneráveis aos incêndios;
  4. As empresas de menor dimensão apresentam uma maior vulnerabilidade em caso de incêndio;
  5. Nas regiões mais afetadas, as perdas correspondem a aproximadamente 0,6% dos ativos e 1% do emprego;
  6. Os dados relativos à distribuição dos beneficiários dos apoios financeiros do Estado estão genericamente alinhados com os resultados da análise dos efeitos heterogéneos.

Anexo

Apresentação