null Seminário GPEARI/GEE "Employee training and firm performance: Evidence from ESF grant applications

Conjunto de pessoas em formação e formador a escrever no quadro.

Direitos de autor da imagem: Pixabay

Realizou-se no passado dia 10 de março a 81.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, cujo tema versou sobre o trabalho “Employee training and firm performance: Evidence from ESF grant applications”, da autoria de Pedro Martins, tendo a presentação ficado a cargo do autor.

Neste trabalho, o autor procurou avaliar o impacto da formação de trabalhadores no âmbito do programa “Formação para a Inovação e Gestão (FIG)”, financiado pelo Fundo Social Europeu, no desempenho das empresas, tentando responder a algumas questões, tais como: em que medida é que há um retorno da formação; os programas atingem os objetivos propostos; como poderão estes programas serem desenhados, no futuro, de uma forma mais adequada.

Para a análise foi efetuado o cruzamento entre quatro bases de dados:

  1. Base de dados com todas as empresas que apresentaram candidaturas ao FIG entre 20107 e 2011;
  2. Quadros de pessoal (QP) das empresas para o período de 2002 a 2017;
  3. Informação empresarial simplificada (IES) das empresas para o período entre 2004 e 2017
  4. Estatísticas do comércio internacional para o período de 2007 a 2017

A metodologia utilizada foi a das diferenças em diferenças onde é efetuada a comparação entre as empresas que tiveram a sua candidatura aprovada com empresas que apresentaram a candidatura, mas não obtiveram aprovação. Este modelo não exige que as empresas sejam comparáveis no período anterior ao financiamento, exigindo apenas que o padrão de evolução ao longo do tempo seja comparável entre os dois grupos.

Com esta especificação procurou-se estimar qual o incremento no desempenho das empresas que foram abrangidas pelo programa a partir do momento em que o financiamento foi disponibilizado, não só para o primeiro ano após o financiamento, mas também para os anos seguintes.

Direitos de autor de imagem: Pedro Martins

Relativamente aos impactos que o programa teve no desenvolvimento das empresas, os resultados obtidos permitem concluir que:

  1. verificou-se um impacto positivo no volume de vendas, na produtividade, no valor acrescentado e no nível de emprego;
  2. a avaliação da relação custo-benefício foi positiva
  3. verificou-se um aumento do investimento em formação no período pós financiamento por parte das empresas financiadas;
  4. não se verificou um aumento da média salarial, o que pode ser explicado pelo aumento do nível de emprego e contratação de novos trabalhadores com salários mais baixos que os trabalhadores em atividade.

Anexo

Apresentação