null Boletim Trimestral de Economia Portuguesa

Imagem de campo de cultura com trator.

Direitos de autor da imagem: GPEARI/GEE

O GPEARI e GEE, do Ministério da Economia e do Mar, disponibilizam a edição de abril de 2023 do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa.

«Em 2022, a economia mundial abrandou de forma acentuada, refletindo sobretudo os efeitos da invasão da Ucrânia pela Rússia, o aumento dos preços de energia (choque energético) e uma política monetária restritiva, com taxas de juro crescentes. Os indicadores disponíveis para o início de 2023 indicam uma economia mundial relativamente resiliente, devido sobretudo ao comportamento mais positivo do setor dos serviços, em contraste com uma situação mais negativa do lado da indústria. A fim de conter a escalada da inflação, as taxas de juro diretoras das principais economias avançadas têm vindo a ser paulatinamente aumentadas

Em Portugal, o PIB cresceu 6,7% em volume, em 2022, superando o nível pré-pandémico em 3,2%, com a procura interna a contribuir positivamente para a variação anual do PIB em termos reais (aceleração do consumo privado e abrandamentos do consumo público, e de forma expressiva, do investimento) e a procura externa líquida a passar a contribuir também positivamente para o crescimento anual do PIB. Os indicadores de confiança estão a aumentar neste início de ano e a atividade turística, que recuperou no conjunto do ano de 2022, mantém uma evolução fortemente positiva no início de 2023. O mercado de trabalho manteve-se resiliente em 2022, bem como nos dos primeiros meses de 2023.»