null 56.ª Assembleia Anual de Governadores do Banco Asiático de Desenvolvimento marcada pela temática da recuperação da região Ásia-Pacífico

Presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento, Masatsugu Asakawa, a discursar.

Direitos de autor da imagem: BAsD - Banco Asiático de Desenvolvimento

A 56.ª edição da Assembleia de Governadores do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAsD) teve lugar entre 2 e 5 de maio, em Incheon, Coreia do Sul, e foi dedicada ao tema “Recuperação da Ásia: reconectar e reformar”.

A reunião anual de governadores é o principal fórum de discussão sobre questões socioeconómicas da região da Ásia-Pacifico e no qual são redefinidas as orientações estratégicas relativamente à atividade financeira, administrativa e operacional da instituição.

Este ano, o evento foi marcado pelo lançamento da Facilidade de Financiamento do Clima na Ásia e Pacífico (IF-CAP), um novo programa para acelerar o financiamento ambiental e contribuir para a ambição do BAsD de contribuir, até 2030, com 100 mil milhões de dólares dos recursos próprios do Banco para combater as alterações climáticas na região. Na Assembleia, que contou com vários seminários temáticos, destaca-se ainda a discussão das reformas levadas a cabo pela instituição no sentido de expandir as suas operações de crédito e melhor responder às necessidades dos seus acionistas.

Portugal enalteceu o papel da instituição em promover investimentos em contraciclo e saudou o seu bom desempenho financeiro num período marcado pela incerteza e pressão inflacionista. Incentivou, ainda, a instituição a apoiar os países na promoção de políticas de controle orçamental e a fomentar o financiamento do clima, sem descurar o reforço da cooperação com outros atores no sentido de melhor contribuir para o desenvolvimento da região.

A próxima edição da Assembleia Anual de Governadores está agendada para 2 a 4 de maio de 2024, em Tbilisi, Geórgia.