null Ucrânia em foco: destaques da Reunião Anual do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento

Presidente do BERD, Odile Renaud-Basso, a discursar. Atrás bandeiras de vários países.

Direitos de autor da imagem: BERD (Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento)

A 32.ª edição da Reunião Anual do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD) ocorreu entre os dias 16 e 18 de maio, na cidade de Samarkand, no Uzbequistão.

Subordinada ao tema “Investir na Resiliência”, a grande maioria dos 73 acionistas reiterou a condenação à invasão russa, demonstrando um apoio contínuo ao BERD para que continue a auxiliar a Ucrânia, tanto nas necessidades imediatas, como nos esforços de reconstrução futuros. Neste sentido, o Banco está empenhado em cumprir a promessa de investir 3 mil milhões de euros na Ucrânia até ao final de 2023, por meio do apoio dos acionistas e dos recursos internos da instituição, que serão direcionados para investimentos em infraestruturas, segurança energética e alimentar, comércio e apoio ao setor privado.

No decorrer da Sessão de Governadores, realizada a 18 de maio, foram aprovadas três resoluções que estabelecem os fundamentos que pautarão a estratégia futura desta instituição financeira, nomeadamente: 1) a continuação do apoio à Ucrânia, cuja relevância e urgência são manifestas, 2) a expansão limitada e incremental do âmbito geográfico das suas operações para a África Subsariana e Iraque e 3) a remoção do limite estatutário de capital, conferindo-lhe maior liberdade para operar de acordo com as necessidades e exigências do panorama global.

A grande maioria dos governadores, com exceção dos da Rússia e da Bielorrússia, aprovou as referidas resoluções, ressaltando a imperativa necessidade de o BERD responder com determinação às repercussões decorrentes do conflito armado em curso. Apesar do contexto desafiante, os acionistas manifestaram total confiança na instituição e na sua capacidade de manter uma sólida estabilidade financeira.

A Presidente do Banco, Odile Renaud-Basso, enalteceu os resultados operacionais alcançados e a estratégia implementada pela instituição em 2022, evidenciando o compromisso inabalável no apoio à Ucrânia, a determinação em expandir o alcance geográfico e o compromisso de fomentar projetos cada vez mais direcionados para a promoção do desenvolvimento sustentável.

A próxima Reunião Anual está agendada para 2024 em Yerevan, na Arménia.

O BERD é uma instituição financeira internacional que desempenha um papel essencial na promoção de reformas socioeconómicas estruturais, incentivando a transição para economias de mercado e promovendo o desenvolvimento sustentável. Portugal, como membro fundador, desempenha um papel ativo na concretização destes objetivos.