null GPEARI recebe Delegação do Kosovo

Fotografia de grupo no jardim do Ministério das Finanças. Elementos do GPEARI e delegação do Kosovo.

Direitos de autor da imagem: GPEARI

O GPEARI recebeu a 1 de junho uma delegação do Kosovo, no âmbito de uma visita de estudo de dois dias que aquela se encontra a realizar em Portugal, no quadro do Projeto KSV 019 financiado pelo Governo do Luxemburgo.

O projeto apoia a implementação de políticas e reformas exigidas pelo Acordo de Associação de Estabilização e outros documentos relacionados com a UE com o objetivo de fortalecer as capacidades das instituições na República do Kosovo no processo de adesão.

Neste contexto, a presente visita pretendeu conhecer em detalhe o desenho e a gestão do ciclo orçamental português, nas suas diversas vertentes e junto de intervenientes relevantes, bem como aprofundar conhecimento sobre as pré-condições, prós e contras da implementação da orçamentação por programas.

A delegação do Kosovo era composta por elementos do Gabinete de Critérios Económicos e Mercado Interno da EU (Gabinete do Primeiro-Ministro), do Departamento de Integração e Coordenação de Políticas, do Tesouro, do Orçamento e do Gabinete Jurídico do Ministério das Finanças.

Nos dias 1 e 2 de junho, esta delegação, para além do GPEARI, reuniu-se ainda com o Conselho de Finanças Públicas, a eSPap e a Direção-Geral do Orçamento.