null Seminário GPEARI/GEE “Fiscal Multipliers and Liquidity Constraints: a HANK approach”

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No passado dia 20 de setembro, realizou-se a 86.ª edição de Seminários GPEARI/GEE sobre o tema “Fiscal Multipliers and Liquidity Constraints: a HANK approach”, contando com a apresentação de Henrique Silva Santos.
O intuito desta apresentação foi expor as principais conclusões para a questão “Como é que a percentagem de agentes Hand-to-Mouth (agentes que não detém nem ativos líquidos nem ilíquidos) influencia os multiplicadores fiscais?”
Inicialmente, foi apresentada uma visão geral da literatura relativamente a fatores que influenciam os multiplicadores, tais como a desigualdade na distribuição da riqueza e o papel da política monetária.
De seguida, o orador explicou o modelo utilizado, designado HANK (Heterogeneous Agents New Keynesian Model), e os respetivos pressupostos, sendo que foi calibrado para 5 países da área do euro: Áustria, Alemanha, França, Portugal e Eslováquia. Mencionou, ainda, que os dados utilizados provinham dos Inquéritos à Situação Financeira das Famílias realizados entre final de 2008 e 2011, correspondendo a uma amostra de 62 mil agregados.
O orador mostrou que, por forma a distinguir o papel de diferentes agentes Hand-to-Mouth, foram comparadas duas especificações do modelo: uma que assumia a existência de apenas um ativo; e outra que assumia a existência de dois ativos, permitindo distinguir diferentes tipos de riqueza. Em ambos os modelos foram testados choques na despesa governamental, tanto financiado com o aumento do imposto sobre o trabalho como através do aumento do défice.
As principais conclusões apresentadas pelo orador foram: (i) a relevância da inclusão dos agentes do tipo Wealthy Hand-to-Mouth (agentes que detêm ativos ilíquidos) que por terem restrições de liquidez geram maiores multiplicadores; (ii) a percentagem de agentes do tipo Poor Hand-to-Mouth (agentes que não detêm ativos) amplificam significativamente os multiplicadores fiscais, sendo significativos na explicação das diferenças entre os países e (iii) os resultados são robustos à especificação do multiplicador, ao financiamento do choque e à política monetária.
O orador terminou a apresentação referindo as implicações de política, nomeadamente, a necessidade de considerar a distribuição de riqueza dos agregados quando se pretende aumentar o produto e que aumentar a despesa pública pode não ser a melhor alternativa para fomentar o crescimento quando o produto está no seu nível potencial.