null Reunião informal do Conselho ECOFIN de 15 e 16 de setembro

Direitos de autor da imagem: Spanish Presidency of the EU Council (official Flickr account)
Os ministros das finanças e governadores dos bancos centrais da União Europeia reuniram-se nos passados dias 15 e 16 de setembro, em Santiago de Compostela, numa sessão informal do Conselho ECOFIN, onde estiveram igualmente presentes representantes da Comissão e do Banco Central Europeu. Esta reunião contou também, no seu primeiro dia, com a participação dos ministros das finanças dos países pertencentes à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).
Assim, no primeiro dia de reunião, os ministros da UE e os seus homólogos da CELAC mostraram-se de acordo quanto à Agenda da Estratégia “Global Gateway”, a qual prevê um investimento de 45 mil milhões de euros até 2027 para impulsionar a transformação ecológica, digital e social da América Latina e das Caraíbas, e que foi reconhecido como sendo um instrumento fundamental para reforçar a cooperação entre as duas regiões e aproveitar as oportunidades para um crescimento sustentável e inclusivo. Os representantes, quer da UE, quer da CELAC, trocaram ainda pontos de vista sobre como reforçar a capacidade das instituições financeiras multilaterais e dos bancos de desenvolvimento no sentido de robustecer a rede de segurança financeira mundial.
No segundo dia desta sessão informal do Conselho, os ministros debateram, ao pequeno-almoço, a revisão em curso do quadro de governação económica da União, tendo havido unanimidade quanto à necessidade de se intensificar o trabalho nas próximas semanas de forma a atingir um consenso. De seguida, foram abordados dois temas. Primeiro, o Conselho ECOFIN discutiu a interação e a necessidade de coordenação entre a política orçamental e monetária. Em segundo lugar, os ministros trocaram perspetivas sobre como assegurar a autonomia estratégia e a segurança económica da UE, bem como a proteção dos bens públicos europeus e da competitividade das empresas, a fim de fazer face aos desafios atuais, incluindo quanto à forma de impulsionar a dupla transição ecológica e digital.
A próxima reunião do Conselho ECOFIN está agendada para o dia 17 de outubro.