null Boletim Trimestral de Economia Portuguesa

Imagem com três barcos.

Direitos de autor da imagem: GPEARI/GEE

O GPEARI e GEE, do Ministério da Economia e do Mar, disponibilizam a edição de outubro de 2023 do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa.

«O crescimento da economia mundial foi liderado pelos EUA, Japão e China no segundo trimestre de 2023, com a área do euro a dar sinais de fragilidade, devido especialmente à fraqueza da produção industrial da Alemanha num contexto de fraca procura e de condições financeiras restritivas. As pressões inflacionistas abrandaram no conjunto dos nove primeiros meses na generalidade das economias avançadas em resultado da desaceleração dos preços de energia, embora a inflação subjacente se mantenha elevada. Os mercados financeiros recuperaram e o euro interrompeu a trajetória de valorização face ao dólar.

No primeiro semestre de 2023, a economia portuguesa apresentou um desempenho favorável, tendo o PIB registado uma variação homóloga real de 2,5%, a quinta mais elevada da área do euro, com a evolução da procura interna a refletir uma melhoria ou estabilização de todas as componentes e as exportações a desacelerar (ainda assim sendo o principal suporte do crescimento, sobretudo pela dinâmica do setor do turismo, não obstante alguns sinais de desaceleração). O consumo privado permanece numa trajetória de desaceleração desde o início de 2022, tendo a taxa de poupança aumentado no segundo trimestre de 2023. O investimento caiu 2,4% no primeiro semestre de 2023, com o investimento em construção a cair 1,5%.»