null Fundo Comum para os Produtos de Base diversifica instrumentos de financiamento dirigidos aos produtores de matérias-primas

Mesa de oradores, 5 pessoas sentadas. Atrás, projeção da apresentação (contém logo do CFC - Common fund for commodities)

Direitos de autor da imagem: CFC (Common fund for commodities)

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, realizou-se a 35.ª reunião do Conselho de Governadores do Fundo Comum para os Produtos de Base (CFC), no decurso da qual foi destacada a aprovação, no conjunto do ano, do apoio a 18 novos projetos na área dos produtos de base, cujo valor global ascende a USD 279 milhões, dos quais o CFC financiará 5%.

No quadro do reforço da capacidade do Fundo para dar seguimento aos crescentes pedidos de apoio que lhe são dirigidos, foram particularmente destacados os avanços na criação de um novo fundo para apoio a projetos na área dos produtos de base (designado de Agricultural Commodity Transformation Fund), gerido pelo CFC, e que contará também com a participação de outros investidores, designadamente do setor privado, permitindo alavancar os montantes colocados à disposição dos beneficiários finais.

Nota ainda para a reeleição para um novo mandato de quatro anos (2024-2027), para o cargo de Diretor Geral do CFC, de Mohammed Belal, nacional do Bangladesh.

À margem do Conselho de Governadores, decorreu um evento sobre as melhores práticas de desenvolvimento do sector dos produtos de base, durante o qual foram apresentados casos de sucesso, designadamente no Quénia e Bangladesh, com o intuito de promover a colaboração e de explorar investimentos com maior impacto no Desenvolvimento e indutores de um mais sustentável e equitativo aperfeiçoamento das cadeias de valor no setor dos produtos de base.

O Fundo Comum para os Produtos de Base, estabelecido em 1989, é uma instituição financeira multilateral constituída no âmbito da ONU, que tem por missão contribuir para a redução da pobreza mediante o reforço da capacidade de geração de recursos pelos produtores de matérias-primas. O CFC fornece apoio financeiro a projetos ao longo das cadeias de valor dos produtos base nos seus países membros, apoiando empresas, cooperativas e instituições envolvidas na produção e comércio dos referidos produtos.