null Seminário GPEARI/GEE "The COVID-19 Pandemic, Sovereign Loan Guarantees, and Financial Stability”

Direitos de autor da imagem: Freepik
Realizou-se no passado dia 7 de dezembro a 89.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, sobre o trabalho “The COVID-19 Pandemic, Sovereign Loan Guarantees, and Financial Stability”, da autoria de Tiago Pinheiro e Ivan De Lorenzo Buratta, tendo a apresentação ficado a cargo de Ivan De Lorenzo Buratta.
Este trabalho que teve como objetivo analisar o efeito na estabilidade financeira na economia portuguesa pelo programa de empréstimos com garantias estatais que se encontrou em vigor em Portugal durante o período da pandemia de COVID-19.
O orador iniciou o seminário com a apresentação do programa de empréstimos com garantias estatais que se encontrou em vigor em Portugal durante a pandemia de COVID-19.
Para esta análise, os autores dividiram o trabalho em quatro fases: (i) adaptação de um modelo de equilíbrio geral estocástico e dinâmico (DGSE model) para incluir os empréstimos com garantias estatais; (ii) calibração dos choques da pandemia de COVID-19, da proporção de empréstimos com garantia estatal e da taxa de garantia dos empréstimos; (iii) análise dos efeitos de equilíbrio parcial e geral das garantias; (iv) análise do efeito de programas alternativos.
Direitos de autor da imagem: Tiago Pinheiro e Ivan De Lorenzo Buratta
Os resultados obtidos permitiram constatar que o programa de empréstimos com garantias estatais aumentou o crédito em 6,3%, acelerou a recuperação económica em 0,3% e reduziu a taxa de incumprimento dos bancos em 0,3%, sendo que o impacto na taxa de incumprimento dos bancos é maior quanto menor for a elasticidade do capital do banco em relação ao capital exigido.
O impacto no custo fiscal do programa em vigor terá sido reduzido, tendo sido estimado em -0,7% do PIB do período pré-pandémico, no entanto, a análise de sensibilidade mostrou que a taxa de garantia estatal tem um impacto significativo nos custos do programa.
Para uma melhor análise do efeito do programa, foram efetuadas comparações com programas alternativos, permitindo concluir que a dimensão, duração e calendarização do programa têm impacto significativo na sua eficácia.