null Boletim Trimestral de Economia Portuguesa

Imagem: Silos de armazenagem em fábrica. Logo BTEP no canto inferior direito.

Direitos de autor da imagem: GPEARI/GEE

O GPEARI e GEE, do Ministério da Economia e do Mar, disponibilizam a edição de janeiro de 2024 do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa.

«O ano de 2023 foi marcado pela continuação da guerra Rússia-Ucrânia e pelo surgimento de um novo conflito no Médio Oriente, entre Israel e o Hamas, em outubro, resultando num aumento da incerteza no panorama geopolítico internacional com um elevado potencial de desestabilização de maior impacto nos preços de energia e na confiança dos agentes económicos. A economia mundial (G20) desacelerou, com exceção dos EUA, China e Japão, tendo esta desaceleração sido particularmente acentuada na área do euro. A taxa de inflação abrandou na área do euro e nos EUA, refletindo os efeitos de uma política monetária restritiva.

Nos primeiros três trimestres de 2023, a economia portuguesa apresentou um desempenho favorável, mas em desaceleração, com uma variação homóloga do PIB, em termos reais, de 2,3%, a quarta mais elevada da área do euro. A evolução da procura interna refletiu a aceleração do consumo público e uma ligeira melhoria do investimento. O consumo privado, não obstante ter crescido, revelou uma trajetória de desaceleração face a 2022. Por seu lado, ao nível da procura externa líquida, as exportações e as importações prosseguiram uma trajetória de desaceleração. Em termos setoriais, os setores de transportes, atividades de informação e comunicação e de comércio, alojamento e restauração foram os que mais cresceram nos primeiros três trimestres. A atividade turística manteve-se robusta, mas também com alguns sinais de desaceleração.»