null Financiamento do “Corredor do Lobito” em parceria entre BAfD e União Europeia

Duas imagens: a da direita Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina assinam acordo; a da esquerda: aperto de mão entre Ursula von der Leyen e Dr. Akinwumi Adesina após assinatura.

Direitos de autor da imagem: Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD)

A Comissão Europeia e o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD), do Portugal é acionista, formalizaram um novo Acordo-Quadro de Parceria Financeira para impulsionar os investimentos em projetos de infraestruturas em África.

O acordo, assinado a 29 de janeiro de 2024, permitirá investimentos em corredores estratégicos de transporte, em energia e conectividade digital na África Subsaariana. Um dos principais projetos é o desenvolvimento do “Corredor do Lobito”, um corredor de transporte inovador que irá aumentar as possibilidades de exportação da Zâmbia, de Angola e da República Democrática do Congo, de modo a impulsionar a circulação de mercadorias e promover a mobilidade dos cidadãos.

A contribuição da União Europeia para operações de cofinanciamento com o Banco aumentou significativamente nos últimos dois anos, ascendendo agora a 972 milhões de euros em operações combinadas e garantias. Este número aumentará ainda mais após a assinatura do novo Acordo-Quadro de Parceria Financeira.

Para a UE, este acordo está em consonância com as prioridades da Global Gateway - estratégia que visa criar ligações sustentáveis e de confiança em benefício das pessoas e do planeta. Entre 2021 e 2027, através do Pacote de Investimento Global Gateway África-UE, a UE apoiará o continente africano com investimentos no valor de 150 mil milhões de euros.