null Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique financiados em 40 milhões de dólares pelo Banco Africano de Desenvolvimento

Comboio das linhas de Caminhos de Ferro de Moçambique (vermelho e branco)

Direitos de autor da imagem: Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM)

O Conselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD), no qual Portugal se encontra representado, aprovou, no passado dia 2 de fevereiro, um empréstimo de 40 milhões de dólares (37 milhões de euros) a Moçambique para robustecer a linha ferroviária de Ressano Garcia, no sul do país.

O objetivo do projeto é o de permitir que os Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – CFM financiem a compra de material circulante (locomotivas, vagões e contentores cisterna) para o seu principal corredor, a linha ferroviária de Ressano Garcia”, refere o BAfD, em nota distribuída à comunicação social.

A linha, que liga o porto de Maputo à fronteira com a África do Sul, gera mais de 90% do volume de tráfego ferroviário e representa 70% do volume global de transporte ferroviário dos CFM, empresa pública.

O Banco acrescenta que tenciona igualmente mobilizar 30 milhões de dólares (27 milhões de euros) adicionais de outros potenciais financiadores para o projeto.

Além de dinamizar o comércio regional, espera-se que o investimento aumente receitas em divisas, prevendo-se que as mesmas passem dos 225 milhões de dólares (207 milhões de euros) em 2022, para 360 milhões de dólares (331 milhões de euros) em 2036.

O BAfD, fundado em 1964, tem por missão promover o crescimento económico sustentável e a redução da pobreza no continente africano. A sua estrutura acionista é composta por 81 estados-membros - 54 países membros regionais e 27 países membros não regionais. Portugal aderiu ao BAfD em 15 de julho de 1983, contando atualmente com 0,251% do capital, e integra um Grupo de Voto no CA em conjunto com a Alemanha, o Luxemburgo e a Suíça.