null Destaques da 47.ª Reunião Anual do FIDA: Inovação como forma de alcançar a Segurança Alimentar

Alvaro Lario, Presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) a discursar.

Direitos de autor da imagem: Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA)

Nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2024, realizou-se a 47.ª reunião do Conselho de Governadores do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), na qual Portugal esteve representado pela Subdiretora-Geral do GPEARI (Governadora Suplente na instituição), cujo tema central recaiu sobre a inovação para um futuro com segurança alimentar, o qual assume uma importância particularmente significativa num contexto caracterizado por instabilidade económica, aumento de escassez alimentar e efeitos adversos das alterações climáticas.

Neste evento, foi abordado em particular a forma como o FIDA e os seus parceiros devem explorar a inovação de maneira mais eficaz, promovendo uma abordagem inclusiva, acessível e participativa, que envolva ativamente as comunidades rurais e os pequenos agricultores, capacitando-os não apenas para enfrentar os problemas atuais, mas sobretudo a antecipar e adaptar-se às transformações futuras. Foram também discutidos temas de caráter mais específico, incluindo a adoção de sistemas de informação climática alimentados por inteligência artificial, a adoção de tecnologias blockchain e Web3 e o estímulo à capacitação económica, à igualdade de participação e à promoção de um equilíbrio mais equitativo nas comunidades rurais.

Destaque para a adesão da Sérvia e da Lituânia como novos estados-membros da instituição, sendo que, no caso da Lituânia, a mesma apenas será efetiva após o depósito do instrumento de adesão junto do Secretário-Geral das Nações Unidas.

Ao longo da reunião anual, foi realçada a importância de se prosseguir com as contribuições para a 13.ª reconstituição de recursos do FIDA (FIDA13), a qual já atingiu um patamar sem precedentes, com aumentos substanciais nas contribuições de alguns países, incluindo beneficiários, em comparação com o FIDA12. Até ao momento, 68 Estados-membros comprometeram-se com um montante global de 1,34 mil milhões de dólares. Os recursos angariados destinam-se a permitir a implementação das prioridades delineadas para o FIDA13, as quais incluem aumentar a atuação da instituição em contextos de fragilidade, incrementar os investimentos nas áreas da biodiversidade e da resiliência climática para os pequenos agricultores e reforçar o envolvimento do sector privado.

O FIDA é uma instituição financeira internacional e agência especializada das Nações Unidas. Com sede em Roma, hub das Nações Unidas para a alimentação e agricultura, o Fundo investe nas comunidades rurais com objetivos relacionados com a sua inclusão nas cadeias de valor globais, com a redução a pobreza e com o aumento da segurança alimentar, melhoria da nutrição e reforço da resiliência. Desde 1978, o Fundo já concedeu mais de 24 mil milhões de dólares em subvenções e empréstimos a taxas de juro reduzidas, destinados a financiar projetos em países em desenvolvimento.

Governing Council 2024 no canto superior esquerdo em imagem com flores e 4 pessoas desenhadas (dois homens e duas mulheres)