null Reunião informal do Conselho ECOFIN de 23 e 24 de fevereiro

Fernando Medina, Ministro das Finanças de Portugal a cumprimentar Mário Draghi. Na foto está ainda Vincent VAN PETEGHEM, Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças da Bélgica.

Direitos de autor da imagem: European Union (European Council Newsroom)

Os ministros das finanças e governadores dos bancos centrais da União Europeia reuniram nos passados dias 23 e 24 de fevereiro, em Gante, para uma sessão informal do Conselho ECOFIN. Estiveram igualmente presentes representantes da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE), do Banco Europeu e Investimento (BEI), do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, do Mecanismo Europeu de Estabilidade e da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados. A participação de Portugal foi assegurada pelo Ministro das Finanças.

Primeiramente, os ministros da UE discutiram a estratégia a ser adotada pelo BEI com vista a torná-lo mais impactante. Assim, com base na apresentação da nova Presidente do BEI relativamente à sua visão sobre os pontos fortes, os desafios e as prioridades futuras do Banco, os ministros defenderam a importância de este assumir um papel mais forte na resposta aos desafios com os quais a Europa se depara nos domínios da competitividade, da defesa e do clima.

Outro dos temas abordados foi o reforço da literacia financeira dos cidadãos e pequenos investidores da União, tendo os ministros delineado três linhas de ação com vista a este objetivo, nomeadamente: oferecer um melhor acesso a informações claras; disponibilizar ferramentas para comparar diferentes produtos de investimento; e propor produtos de poupança atraentes, ao nível da União.

Finalmente, os ministros debateram o futuro da competitividade da UE, abordando soluções concretas que incluam tanto o setor público, como o privado, bem como o financiamento de áreas prioritárias da União. De destacar o facto de esta discussão ter sido enriquecida por uma intervenção de Mário Draghi, que partilhou uma visão geral do relatório de competitividade da UE, o qual está a elaborar e cuja versão final deverá ser apresentada no final de junho.

A próxima reunião do Conselho ECOFIN está agendada para o dia 12 de março.