null Reuniões de alto nível da fileira das finanças do G20 de 26 a 29 de fevereiro

ernando Medina, Ministro das Finanças de Portugal, Vincent VAN PETEGHEM, Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças da Bélgica.

Direitos de autor da imagem: Presidência brasileira do G20 (Lusa)

No decurso da Presidência Brasileira do G20, a qual decorre até 30 de novembro de 2024, Portugal participa como país convidado nos trabalhos deste Grupo, uma plataforma internacional de diálogo e coordenação política, económica e social que congrega representantes de 19 importantes economias mundiais, da União Europeia e da União Africana.

Neste contexto, é de destacar que a segunda reunião de representantes dos ministros das finanças e dos governadores dos bancos centrais deste grupo teve lugar a 26 e 27 de fevereiro, tendo o Ministério das Finanças de Portugal sido representado pela Subdiretora-geral do GPEARI, Paula Costa. No seguimento desta reunião, decorreu a reunião dos ministros das finanças e dos governadores dos bancos centrais do G20, nos dias 28 e 29 de fevereiro, tendo a chefia da delegação nacional sido assegurada pelo Ministro das Finanças. Nesta reunião foram debatidos assuntos como o combate às desigualdades de um ponto de vista económico, as perspetivas globais para o crescimento, o emprego, a inflação e a estabilidade financeira, a tributação internacional, o setor financeiro, bem como os níveis de dívida à escala global e o financiamento do desenvolvimento sustentável. Ambas as reuniões tiveram lugar em São Paulo, no Brasil. Da reunião resultou uma declaração da Presidência com as principais conclusões do debate.

As próximas reuniões de alto nível do G20 para a área finanças terão lugar em Washington, nos Estados Unidos da América, de 16 a 18 de abril.