null S&P sobe rating de Portugal para “A-“

Edifício da Standard & Poor's

Direitos de autor da imagem: Standard & Poor's

No passado dia 1 de março, a Standard & Poor’s elevou a notação da dívida soberana portuguesa de “BBB+” para “A-“, mantendo a perspetiva positiva. Pela primeira vez, desde 2011, as notações de longo prazo da dívida portuguesa das quatro agências encontram-se nos níveis A.

A melhoria da avaliação foi motivada sobretudo pela redução dos riscos de liquidez externa, assente na diminuição da dívida externa. A subida do rating refletiu também a diminuição sustentada do rácio da dívida em percentagem do PIB, sendo que a agência prevê uma continuação da tendência descendente, embora a um ritmo menos acelerado.

Em 2024, a agência antecipa uma desaceleração no crescimento económico associada a condições de financiamento mais restritivas e a uma procura externa mais fraca. Nos anos seguintes, prevê um crescimento moderado apoiado num forte desempenho do turismo, na intensificação do investimento público e na retoma do consumo privado.

Tabela com Notações de curto e longo prazo das agências DBRS, Fitch Ratings, Moody's e Sandard & Poor's. Contém também o Outlook (LP) e data da última e próxima avaliação de cada uma das agências.