null Guiné Equatorial assina Compacto Lusófono específico para o país

No passado dia 7 de outubro, foi assinado, em Bata, o Memorando de Entendimento entre Portugal, a Guiné Equatorial e o Banco Africano de Desenvolvimento, que oficializa o Compacto Específico para este país, no âmbito do Compacto Lusófono. O documento foi assinado pelo Ministro das Finanças, Economia e Planeamento da Guiné Equatorial, Cesar Mba Abogo, pelo encarregado de negócios de Portugal na Guiné Equatorial, Manuel Graínha do Vale e pela Deputy Director do BAfD para a região Centro-Africana, Racine Kane.
O Ministro das Finanças da Guiné Equatorial referiu que "A assinatura do Compacto é um elemento importante na nossa estratégia de fortalecer e diversificar o setor privado", salientando o “papel central do setor privado e das parcerias público-privadas”.
O encarregado de negócios de Portugal na Guiné Equatorial, Manuel Graínha do Vale, sublinhou, por sua vez, que o Compacto será um elemento importante para o desenvolvimento desse setor.
Na cerimónia de assinatura estiveram presentes o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da Guiné-Equatorial, Simeón Oyono Esono Angue, o Ministro de Comércio e Promoção das PMEs, Micha Ondo Bile, o Ministro da Justiça, Salvador Ondo Ncumu, alguns Secretários de Estado do país e mais de 50 representantes do setor público e privado.
O Compacto Lusófono é um instrumento financeiro de apoio ao investimento privado nos PALOP, reunindo Portugal, o Banco Africano de Desenvolvimento e os países africanos de língua oficial portuguesa.