null Seminário GPEARI/GEE " European Funds and Firm Perfomance: Evidence from a Natural Experiment”

Bandeiras portuguesa e da europa

Direitos de autor da imagem: Portal dos Fundos Europeus

Realizou-se no passado dia 13 de março a 92.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, sobre o trabalho “European Funds and Firm Perfomance: Evidence from a Natural Experiment”, da autoria de José M. Gabriel, João Pereira dos Santos e José Tavares, tendo a apresentação ficado a cargo de José M. Gabriel.

Este trabalho que teve como objetivo avaliar o impacto dos fundos europeus na performance das empresas.

Para esta análise, foi utilizada a alteração ocorrida em Portugal no mapa das NUTS II em 2007, que permitiu que a 33 municípios da anterior região de Lisboa e Vale do Tejo passassem a integrar as regiões do Oeste ou do Alentejo, possibilitando que esses municípios tivessem uma maior elegibilidade no acesso a fundos europeus.

Utilizando a metodologia de diferenças nas diferenças e os dados dos quadros de pessoal entre 2003 e 2010, foi avaliada a performance das empresas desses municípios antes e após a alteração das NUTS II, tendo sido utilizado como grupo de controlo os restantes municípios das regiões do Oeste e do Alentejo.

Os resultados obtidos permitem concluir que há um efeito significativo nas vendas, que registaram um crescimento de 7,4% nos municípios tratados comparativamente com a evolução registada no grupo de controlo.

A nível salarial e de emprego, registou-se um aumento do salário médio nos municípios tratados de 1,6%, no entanto, não se verificaram efeitos significativos no nível de emprego e da produtividade.

A análise anual entre 2003 e 2010 também permitiu constatar que antes da alteração das NUTS II não se registavam diferenças na evolução entre as empresas tratadas e as do grupo de controlo, passando essas diferenças a serem significativas após essa alteração.

Gráfico Labor Productivity (anos 2003-2010)

Direitos de autor da imagem: José M. Gabriel

Analisando os efeitos por setor de atividade, verificou-se que o aumento das vendas foi dinamizado essencialmente pelo setor não transacionável, com o setor transacionável a ter um impacto reduzido. Por outro lado, ambos os setores impulsionaram o aumento do salário médio nos municípios tratados.

Anexo:

Apresentação