null Governadores do Grupo do BID aprovam pacote de medidas transformadoras no apoio ao desenvolvimento da América Latina e Caraíbas

Oradores em pé a bater palmas.

Direitos de autor da imagem: Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento

O Conselho de Governadores do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reuniu-se em Punta Cana, República Dominicana, para considerar um conjunto de propostas que reorientará a direção estratégica das organizações do Grupo nos próximos anos.

Os governadores dos 48 países acionistas aprovaram a nova Estratégia Institucional para o período 2024- 2030 que guiará a organização na prossecução de uma maior escala das suas operações e um impacto mais profundo no apoio ao desenvolvimento dos países da América Latina e Caraíbas. A nova estratégia mantém o compromisso do Grupo com uma agenda climática forte, um compromisso reforçado com a promoção de género e diversidade, o desenvolvimento social da região e agenda de reformas estruturais necessárias para impulsionar o crescimento.

A nova estratégia prevê igualmente uma agenda de reformas organizacionais e dos produtos financeiros e não financeiros do Banco, a implementação de medidas de otimização de balanço, assim como uma visão mais integrada entre as janelas de setor público e privado, potenciando sinergias e maior impacto.

Foi ainda aprovado um aumento histórico de 3,5 mil milhões USD da base de capital do BID Invest, janela do setor privado do Grupo. A instituição demonstrou um enorme crescimento desde a reorganização aprovada em 2015 e foi instrumental na resposta do Grupo aos efeitos da crise da COVID 19 nas empresas e investimentos na região. O plano de capitalização é acompanhado por um novo modelo de negócios para a instituição, com um enfoque na mobilização de recursos e operações de maior impacto potencial, incluindo uma carteira mais significativa de operações de equity e uma presença mais forte em mercados menos desenvolvidos da região.

Também o BID Lab, a janela de inovação do Grupo do BID, mereceu atenção especial dos Governadores que autorizaram uma reconstituição de até USD 400 milhões do Fundo, financiada por via de contribuições voluntárias dos seus doadores e, em igual medida, por via de transferências dos resultados líquidos do BID que assim contribui de forma mais explícita para a sustentabilidade do BID Lab que assume também um papel mais central na estratégia integrada do Grupo.

Portugal, representado pelo GPEARI, saudou a nova Estratégia Institucional pelo facto de a mesma avançar propostas promissoras para uma ação do Grupo, nos próximos anos, melhor orientada para alcançar uma maior escala, maior impacto e maiores sinergias para uma ação mais integrada e complementar entre as três instituições do Grupo.

O Grupo do BID, conta com 48 países acionistas e é principal fonte de financiamento para o desenvolvimento dos 26 países mutuários da América Latina e Caraíbas.