null Boletim Trimestral de Economia Portuguesa

Imagem de campo de cultura com trator.

Direitos de autor da imagem: GPEARI/GEE

O GPEARI e GEE, do Ministério da Economia e do Mar, disponibilizam a edição de abril de 2024 do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa.

«Em 2023, a economia mundial foi afetada pelo abrandamento significativo do comércio de bens e serviços, refletindo elevadas tensões geopolíticas, por uma recomposição da procura global a favor dos serviços e pelo recuo da atividade da indústria na generalidade das economias avançadas. Concomitantemente, o crescimento do comércio mundial de bens e serviços desacelerou de forma expressiva. Os indicadores disponíveis para o início de 2024 indicam que a economia dos EUA continuou a expandir-se, embora a um ritmo mais moderado, a China apresentou um crescimento robusto da produção industrial impulsionado pelo dinamismo das exportações, enquanto a atividade económica da área do euro manteve-se fraca.

Em 2023, o PIB cresceu 2,3% em volume, num contexto de desaceleração da economia europeia. A procura interna contribuiu positivamente para a variação anual do PIB em termos reais, com a dinâmica do consumo privado a ser atenuada pela restritividade da política monetária, num contexto de aceleração, em média, das prestações mensais relativas aos empréstimos para habitação própria, enquanto a procura externa líquida registou um contributo menos positivo. A atividade turística registou máximos históricos em 2023, quer em dormidas, quer em número de hóspedes. Abrandamento nos dois primeiros meses de 2023, face ao mesmo período de 2022. O mercado de trabalho, por seu lado, manteve-se resiliente em 2023, com a população ativa e o emprego a atingirem níveis historicamente elevados.»