null Reuniões Anuais do Banco Mundial e FMI introduzem debate sobre o papel do comércio no Desenvolvimento

As Reuniões Anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) tiveram lugar nos dias 18 e 19 de outubro de 2019 em Washington, DC., e contaram com a participação de Chefes de Governo, Ministros das Finanças, Governadores dos Bancos Centrais e organizações internacionais nas áreas do desenvolvimento e das finanças. Pela parte portuguesa, a participação do Ministério das Finanças foi assegurada pelo GPEARI.
Estas reuniões constituem um momento para a apresentação dos resultados operacionais e financeiros da atividade daquelas instituições, bem como uma ocasião para debater temáticas e políticas de resposta aos desafios da economia global e, em particular, dos países em desenvolvimento. De acordo com os resultados apresentados, o crescimento mundial continua bastante condicionado pelo abrandamento do investimento e do comércio, sendo patentes os riscos relacionados com a incerteza política, tensões comerciais, volatilidade financeira e crescimento da dívida. Em particular, o tema do comércio internacional e a sua potencial contribuição para o crescimento económico e redução da pobreza foi um dos temas centrais em debate, também integrado na Relatório de Desenvolvimento Mundial de 2020: Comércio para o desenvolvimento na era das Cadeias de Valor Globais, publicado nesta ocasião. O Banco Mundial e o FMI são chamados a cooperar no desenvolvimento e implementação de soluções de resposta aos desafios identificados.
Portugal é membro do Banco Mundial desde 1961 e integra o Grupo de Voto no Conselho de Administração constituído pela Albânia, Grécia, Itália, Malta, São Marinho e Timor-Leste. O Administrador do Grupo de Voto é Patrizio Pagano (Itália) e o Administrador Suplente é Paulo Pedroso (Portugal).