null Conferência “Cidades resilientes, regeneradas e revitalizadas – a Biodiversidade e a Cultura como oportunidade para a transformação urbana”

Dois edifícios altos com parque urbano e duas pessoas (adulto e criança) a jogar à bola.

Direitos de autor da imagem: CAF

A Conferência dedicada ao tema das “Cidades resilientes, regeneradas e revitalizadas - a Biodiversidade e a Cultura como oportunidade para a transformação urbana”, teve lugar, no dia 16 de outubro de 2024, na Casa da América Latina em Lisboa.

Esta Conferência encerra a visita dos representantes de municípios da Argentina, Equador, Perú, Brasil, Costa Rica e Colômbia, às cidades de Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Porto, Cascais e Lisboa, para partilha das melhores práticas ao nível da gestão das cidades. A missão foi organizada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caraíbas (CAF) e pela Casa da América Latina, com o apoio das Câmaras Municipais visadas e do GT das Multilaterais Financeiras (GPEARI-AICEP).

O evento, cuja sessão de encerramento contou com a intervenção do Presidente Executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados, e do Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, abordou os desafios ambientais e sociais que as cidades enfrentam através do intercâmbio de novos paradigmas territoriais que visam a sustentabilidade, integrando infraestruturas resilientes, com enfoque em soluções baseadas na natureza, na conservação do património natural e cultural e no aproveitamento do potencial criativo das cidades.

A CAF é uma instituição financeira internacional, criada em janeiro de 1970, que tem por objetivo promover o desenvolvimento da região da América Latina e Caraíbas. Conta com acionistas de 21 países, incluindo Espanha e Portugal, e 13 instituições financeiras da região. Portugal é membro desde 2009.

Fotos
Foto conferência: Slide, discurso e plateia Foto conferência: Slide, discurso e plateia