null PORSIM – a Portuguese Microsimulation Model Using Administrative Data | Artigo de Paulo Renato Costa e Adriana Lopes

Direitos de autor da imagem: Freepik
Foi recentemente publicado um artigo intitulado “PORSIM – a Portuguese Microsimulation Model Using Administrative Data”, da autoria de Paulo Renato Costa (GPEARI) e Adriana Lopes (GPEARI), que apresenta um modelo de microssimulação para o IRS e a avaliação dos impactos das reformas de 2022.
Recorrendo a dados administrativos anonimizados, foi desenvolvido um modelo de microssimulação que permite a avaliação do impacto de medidas de política no IRS, ex-ante e ex-post. Este modelo permite avaliar o impacto das medidas fiscais em termos orçamentais, no rendimento disponível das famílias e em vários indicadores de desigualdade, pobreza e progressividade.
Utilizando o modelo e os microdados administrativos das declarações de IRS de 2022, foi efetuada uma análise ex-post do impacto das alterações introduzidas no IRS nesse ano: alteração do número de escalões e do IRS Jovem, alargamento da dedução por dependente e reforma da garantia de rendimento líquido.
Os resultados obtidos na análise ex-post das medidas constantes do Orçamento do Estado para 2022 confirmam as simulações efetuadas ex-ante, que constituíram as primeiras simulações com recurso ao PORSIM. Por outro lado, o impacto da reforma do rendimento líquido garantido foi superior ao estimado, o que poderá estar relacionado com o facto de o PORSIM ainda não estar totalmente desenvolvido na altura das simulações ex-ante.