null 32.ª Reunião da COMACE reconhece perspetivas económicas mais encorajadoras para a economia de São Tomé e Príncipe

Foto de grupo dos participantes da reunião.

Direitos de autor da imagem: GPEARI

A Comissão do Acordo de Cooperação Económica entre Portugal e São Tomé e Príncipe (COMACE) reuniu no dia 6 de dezembro para discutir a conjuntura económica de São Tomé e Príncipe, com base na análise efetuada pela Unidade de Acompanhamento Macroeconómico (UAM).

A COMACE reconhece a importância das orientações de política económica recentes para as perspetivas de estabilidade do regime cambial de paridade com o euro. A esperada assinatura em breve de um programa com o FMI ao abrigo da Facilidade Alargada de Crédito cria condições para a recuperação dos equilíbrios macroeconómicos e para o desenvolvimento do país, suportado pelos desempenhos nos setores do turismo, energia, agricultura e pescas.  

A COMACE focou a sua análise na necessidade de reformas estruturais para a atração de investimento produtivo, para a diversificação da economia, para a melhoria das condições sociais e para a retenção de quadros qualificados.

Esta foi a 32.ª Reunião da COMACE, Comissão que reúne semestralmente ao abrigo do Artigo 8.º do Acordo de Cooperação Económica celebrado entre Portugal e São Tomé e Príncipe em 28 de julho de 2009.