null 21ª Reconstituição da Associação Internacional de Desenvolvimento: um máximo histórico para impulsionar o desenvolvimento

Direitos de autor da imagem: Banco Mundial
As reuniões para a 21ª reconstituição de recursos da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID - IDA, na sua sigla em inglês) tiveram início em março de 2024 e culminaram na reunião final de 5 e 6 de dezembro que decorreu em Seul, na Coreia do Sul.
Durante esta última reunião, os países doadores anunciaram as suas contribuições para a AID, tendo sido angariados no total 24 mil milhões de dólares que irão alavancar até 100 mil milhões de dólares - a maior reconstituição de recursos da história da AID.
O valor angariado permitirá, através de doações e/ou empréstimos isentos ou com taxas de juro concessionais, apoiar os 78 países com mais baixo rendimento do mundo, fornecendo assim recursos financeiros, mas também conhecimento e apoio técnico para investir em áreas como saúde, educação, infraestruturas, resiliência climática e no desenvolvimento do setor privado.
Portugal é membro da AID desde 1982 e tem participado em todas as reconstituições de recursos, contribuindo assim para o esforço coletivo que beneficiará os países mais necessitados.
Desde a sua criação em 1960, a AID tem sido fundamental para o crescimento de muitos países. Para conhecer algumas histórias de sucesso, clique aqui.
Direitos de autor das imagens: Banco Mundial