null Boletim Trimestral de Economia Portuguesa

Imagem: Silos de armazenagem em fábrica. Logo BTEP no canto inferior direito.

Direitos de autor da imagem: GPEARI/GEE

O GPEARI e GEE, do Ministério da Economia, disponibilizam a edição de janeiro de 2025 do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa.

«O ano de 2024 foi marcado pela continuação da guerra Rússia-Ucrânia e do conflito no Médio Oriente e, pelo desfecho das eleições presidenciais nos EUA que deram a vitória a Donald Trump, tendo levado ao aumento da incerteza do panorama geopolítico internacional. O crescimento da economia mundial (G20) no terceiro trimestre continuou a ser liderado pelos EUA e por algumas economias emergentes (Índia, Indonésia, China e Brasil); enquanto manteve um fraco desempenho na área do euro, apesar de alguma melhoria. A taxa de inflação desacelerou nas principais economias avançadas no conjunto do ano e, a política monetária tornou-se menos restritiva, invertendo o rumo de 2022/23 e dando início à descida das taxas de juro.

Nos primeiros três trimestres de 2024, a economia portuguesa apresentou um desempenho favorável, com uma trajetória de aceleração, com uma variação homóloga do PIB, em termos reais, de 1,6%, a oitava mais elevada da área do euro. A evolução da procura interna refletiu a aceleração do consumo privado e uma desaceleração do investimento. Por seu lado, ao nível da procura externa líquida, as exportações e as importações prosseguiram uma trajetória de aceleração. Em termos setoriais, o setor de energia, água e saneamento foi o que mais cresceu nos primeiros três trimestres. A atividade turística manteve-se robusta, mas com alguns sinais de desaceleração.»