null A CAF afirma-se como o Banco com maior cobertura na região da América Latina e das Caraíbas

Sala da Assembleia, mesa redonda e bandeiras dos vários países.

Direitos de autor da imagem: CAF

A 56ª Assembleia de Acionistas do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caraíbas (CAF) realizou-se este ano em Santiago do Chile, no passado dia 27 de março. Como principal ponto de agenda, os acionistas analisaram o desempenho da instituição que, no ano transato, foi marcado pelo reforço da presença na região das Caraíbas e pelo lançamento de instrumentos financeiros inovadores no setor do ambiente, energia e transportes.

Portugal, representado pelo GPEARI, congratulou a CAF pela diversificação da carteira de operações, pela crescente dimensão do financiamento verde, que prioriza a sustentabilidade, a digitalização e as micro e pequenas-médias empresas, e pela importância dada à assistência técnica. Foi igualmente reafirmado o compromisso nacional com os valores do multilateralismo, da inclusão social, da sustentabilidade e da ação climática, fundamentais para enfrentar os desafios globais e regionais.

Antecedendo a Assembleia Anual, realizou-se a 184ª reunião Ordinária do Diretório da CAF (em formato híbrido) que contou, pela primeira vez, com a participação de um representante do GPEARI na qualidade de Diretor Suplente, em representação das ações da série “C”. O Diretório tem como principais atribuições supervisionar as operações e estabelecer as políticas económica, financeira e de crédito da CAF.

*

A CAF conta com 22 acionistas (países da América e Caraíbas, Portugal e Espanha) e 13 Bancos privados da região, tendo por objeto a promoção do desenvolvimento sustentável e integração regional dos seus países acionistas através da prestação de serviços financeiros a entidades públicas e privadas.