null Grupo BID: Governadores fazem balanço positivo sobre a implementação de reformas acordadas em 2024

Foto de grupo

Direitos de autor da imagem: Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Decorreu nos dias 26 a 30 de março, em Santiago do Chile, a Assembleia Anual do Conselho de Governadores do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo como principais pontos de agenda a discussão sobre a implementação das reformas acordadas no ano passado, relativas ao pacote BID Impact +.

No âmbito deste pacote, foi aprovada a nova Estratégia Institucional do Grupo para 2024-2030, os novos modelos de negócios e pacote de capital para o BID Invest, e a quarta reconstituição de recursos do laboratório de inovação do Grupo, o BID LAB, com um enfoque particular no aumento do impacto e escala dos resultados, e reforço do apoio ao desenvolvimento do setor privado na região da América Latina e das Caraíbas.

Os 48 países acionistas, representados pelos respetivos Governadores, saudaram os progressos conseguidos na concretização de várias reformas acordadas, em particular, no âmbito da melhoria da eficiência e avaliação de impacto das instituições do Grupo, reforço de sinergias público-privadas e dos quadros de adequação de capital, realçando o papel de liderança do BID no contexto do processo de reforma dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (MDB).

Para os próximos meses, os Governadores solicitaram o contínuo empenho na concretização da visão e objetivos transversais do Grupo – 1) Reduzir a pobreza e desigualdade; 2) Responder às alterações climáticas; e 3) Fomentar o desenvolvimento regional sustentável – e avanços em outros domínios essenciais, em particular, na revisão de instrumentos financeiros que possam responder efetivamente às necessidades dos países da região. Como áreas de interesse comum, foram discutidos os temas da segurança energética e dos cidadãos em todas as suas dimensões.

Em termos de iniciativas, esta Assembleia marcou o lançamento do programa de impacto regional Ready and Resilient Americas, com o compromisso de 10 milhões de dólares do BID para o reforço da governação para a prevenção, redução de risco, e melhor resposta a desastres, através da partilha de informação, maior coordenação e instrumentos financeiros adaptados.

Portugal, representado pelo GPEARI, agradeceu e saudou o trabalho do BID e do BID Invest na implementação das ambiciosas reformas acordadas em 2024, que deverão permitir um impacto mais significativo e mensurável na resposta às necessidades da região, garantindo uma ação integrada entre as três instituições do Grupo, com foco em particular no domínio do clima e ambiente, género e inclusão e capacitação institucional. A importância do multilateralismo e de parcerias estratégicas, num quadro político global em rápida transformação, foi também reforçado.

*

O Grupo do BID, conta com 48 países acionistas e é principal fonte de financiamento para o desenvolvimento dos 26 países mutuários da América Latina e Caraíbas.