null 58ª Joint Meeting do CEB com enfoque no setor da Educação

Foto de grupo da reunião do CEB

Direitos de autor da imagem: CEB (Council of Europe Development Bank)

Decorreu entre 4 e 6 de abril, em Budva, Montenegro, a 58ª Joint Meeting do CEB – Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, este ano com enfoque na Educação e na importância dos investimentos neste setor, tendo em conta o seu potencial de reforço da coesão e mobilidade social, igualdade e oportunidades de crescimento económico.

Na abertura da reunião conjunta, o Ministro das Finanças de Montenegro, Novica Vuković, demonstrou gratidão pelo apoio do CEB, e frisou que tal apoio tem sido focalizado na Educação - um dos setores-chave pelo reconhecimento de que é o recurso mais valioso de uma sociedade moderna, um investimento que traz múltiplos efeitos positivos, tanto para o crescimento económico, como para a coesão social e o desenvolvimento sustentável.  

Na sua intervenção, a Ministra da Educação, Ciência e Inovação de Montenegro, Jaksic-Stojanovic, afirmou que o seu Ministério “continua a investir em infraestruturas educativas, reafirmando o seu compromisso com a melhoria das condições de aprendizagem e do desenvolvimento infantil em todo o Montenegro. O plano de crescimento inclui 48 projetos no valor de mais de EUR 240 milhões, contando com a experiência da equipa e fortes parcerias com instituições internacionais, nomeadamente o CEB”.

Nesta reunião o CEB aprovou 12 novos projetos num total de financiamento de 983.5 milhões de euros, para apoio a projetos de infraestruturas sociais nos setores da Saúde e da Assistência Social, da Educação e da Formação Profissional, do Desenvolvimento Urbano, Rural e Regional, bem como da resposta a catástrofes e do microfinanciamento. Dois dos projetos aprovados destinam-se a Montenegro, sendo um deles em infraestruturas no setor da saúde e outro para uma instituição de microcrédito.

Como parte da Joint Meeting, os delegados à Joint Meeting – acompanhados pela Ministra Jaksic-Stojanovic – visitaram o Jardim de Infância Dragan Radulović em Podgorica, uma das instalações apoiadas pelo CEB, para ver, em primeira mão, o impacto deste projeto de investimento na educação infantil.

Membro desde 2007, Montenegro teve 11 projetos aprovados pelo CEB até à data, num total de 213 milhões de euros nos setores de habitação acessível, educação e emprego.

Governador do CEB, Carlo Monticelli e Ministro da Saúde de Montenegro, Vojislav Simun

Foto: CEB (Council of Europe Development Bank)