null Reunião informal do Conselho ECOFIN de 11 e 12 de abril

Direitos de autor da imagem: Polish presidency of the Council (Flickr)
Em Varsóvia, nos passados dias 11 e 12 de abril, teve lugar uma sessão informal do Conselho ECOFIN organizada pela Presidência polaca, onde Portugal esteve representado pelo Ministro de Estado e das Finanças.
No quadro desta reunião, os ministros da UE abordaram a situação atual do comércio mundial, tendo particularmente em conta os desenvolvimentos decorrentes da nova política comercial dos EUA. Neste contexto, os ministros reconheceram a necessidade de prosseguir com uma resposta conjunta e coordenada ao nível da União, tanto através de medidas de defesa comercial como de esforços diplomáticos, salientando que a estratégia deve incluir medidas de longo prazo para reforçar a resiliência económica europeia.
Outro dos temas debatidos foi a competitividade dos mercados financeiros europeus, no quadro do qual se sublinhou que aumentar a integração dos mercados de capitais e facilitar o acesso ao financiamento, especialmente em sectores estratégicos como a defesa, a transição energética e a digitalização, é fundamental tanto para garantir o crescimento económico e o aumento da produtividade, como para assegurar a capacidade da Europa em resistir a futuras crises.
Os ministros trocaram ainda pontos de vista sobre questões de segurança e defesa, nomeadamente quanto a soluções atuais e futuras para financiar as atividades de defesa da UE, tendo sido sublinhada a urgência em tomar medidas. Esta discussão teve por base, por um lado, a apresentação da Comissão Europeia do seu plano ‘Rearmar a Europa’ e, por outro, uma análise do Instituto Bruegel, publicada por esta instituição a convite da Presidência.
A próxima reunião do Conselho ECOFIN está agendada para o dia 13 de maio em Bruxelas.