null Boletim Trimestral de Economia Portuguesa

Máquina agrícola em campo cultivado.

Direitos de autor da imagem: GPEARI/GEE

O GPEARI e GEE, do Ministério da Economia, disponibilizam a edição de abril de 2025 do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa.

«Em 2024, a economia mundial manteve-se resiliente, acompanhada por uma recuperação do comércio internacional de bens e serviços, num contexto de elevada incerteza e de tensões geopolíticas crescentes. A taxa de inflação global desacelerou e a política monetária tornou-se menos restritiva na generalidade das economias avançadas (com exceção do Japão), permitindo uma recuperação dos rendimentos reais das famílias. Os indicadores disponíveis para o início de 2025 sugerem um abrandamento da atividade económica mundial, nomeadamente de uma expansão mais moderada dos EUA, um crescimento ainda robusto da China e uma ligeira melhoria da área do euro.

Em 2024, num contexto de desaceleração da economia europeia, o PIB cresceu 1,9% em Portugal, em volume. Esta evolução ficou a dever-se, essencialmente, à aceleração do consumo privado, com a procura externa líquida a registar um contributo negativo. A atividade turística registou máximos históricos em 2024, quer em dormidas, quer em número de hóspedes. O mercado de trabalho, por seu lado, manteve-se resiliente, com a população ativa e o emprego a atingirem níveis historicamente elevados.»