null Ministro de Estado e das Finanças recebe Presidente do BID para aprofundar parceria com a América Latina e Caraíbas

Da direita para a esquerda: Ministro de Estado e das Finanças (Joaquim Miranda Sarmento) e o Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Ilan Goldfajn)

Direitos de autor da imagem: GPEARI

O Ministro de Estado e das Finanças recebeu hoje [3.7.2025], em Lisboa, o Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, no âmbito da sua primeira visita oficial a Portugal, destinada a reforçar a aproximação entre Portugal e a região da América Latina e Caraíbas (LAC), promovendo o BID como parceiro estratégico para o investimento e a inovação.

Durante o encontro, foi feito um balanço da participação de Portugal nas instituições no Grupo do BID, e discutidas formas de reforçar o envolvimento de empresas e investidores portugueses em projetos de desenvolvimento sustentável na região. Neste contexto, foi destacada a iniciativa “BID for the Americas”, que visa atrair investimento privado internacional para a LAC, promovendo a participação de empresas europeias – incluindo portuguesas –  em projetos de desenvolvimento sustentável e infraestruturas, com novos critérios de procurement que valorizam a qualidade (50%).

O Presidente do BID manifestou interesse em aprofundar a relação institucional com Portugal, tendo partilhado várias iniciativas em que o país poderá assumir um papel estratégico, como a Aliança para a Justiça e Desenvolvimento, em resposta ao problema do crime organizado, e a Iniciativa Amazónia Sempre.

Portugal expressou abertura para explorar novas avenidas de colaboração, destacando a sua experiência técnica em áreas como regulação, gestão da água e resíduos, modernização administrativa e transformação digital. Foi salientado o trabalho conjunto em curso na área da inteligência artificial aplicada à regulação pública, com projetos apoiados no Brasil e no Paraguai pelo Fundo Português de Cooperação Técnica (FPCT) no BID, que têm despertado interesse crescente por parte dos países da região.

Para além deste encontro, a visita do Presidente Goldfajn a Lisboa incluiu um almoço restrito com representantes institucionais e empresariais portugueses, promovido pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL).

O Grupo do BID, conta com 48 países acionistas, é principal fonte de financiamento para o desenvolvimento dos 26 países mutuários da LAC, atuando em parceria com governos, setor privado e sociedade civil para promover o crescimento inclusivo e sustentável na região.