null Sidi Ould Tah toma posse como 9º Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

Foto Sidi Ould Tah, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

Direitos de autor da imagem: AfDB

Sidi Ould Tah tomou posse como Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento no passado dia 1 de setembro, após ter sido eleito a 30 de maio com 76% do total de votos.

Nacional da Mauritânia, Sidi Ould Tah leva para o BAfD a sua experiência enquanto Presidente do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) desde 2015, onde quadruplicou o balanço patrimonial e melhorou o rating da instituição para AAA, tendo também desempenhado funções como Ministro da Economia e Finanças no seu país entre 2008 e 2015.

No seu discurso de tomada de posse distribuiu agradecimentos a quem o apoiou e ao Presidente cessante, Akinwimi Ayodesi Adesina, bem como ao seu antecessor, Donald Kaberuka, e lançou mensagens chave: “There is no peace without development. Africa is watching us. The Youth is waiting for us. The time is for action.”

Recordou os 4 pontos cardeais, sobre os quais se baseou a sua candidatura: 1) reformar a arquitetura financeira africana, 2) transformar o dividendo demográfico em potência económica, 3) industrializar o continente ao mesmo tempo que se valorizam os seus recursos naturais e 4) mobilizar capitais em grande escala.

Apresentou como missão dos seus primeiros 100 dias um maior envolvimento com clientes e stakeholders; a criação de uma agenda de reformas compreensivas de forma a melhorar a velocidade de operações; o reforço de parcerias com instituições africanas e globais e com atores do setor privado; e, por fim, acelerar esforços para expandir o acesso ao financiamento e criar emprego.

Ainda sobre parcerias, destacou as que a instituição já detém com o Banco Mundial e o FMI e com instituições presentes na sessão como o Common in Finance, the Alliance of African Financial Institutions (AAFMI), the International Development Finance Club e o Arab Coordination Group.

Na sessão estiveram presentes, além dos anteriores presidentes do Banco já referidos, o Presidente da República da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, o Presidente da República Islâmica da Mauritânia, o Ministro da Economia, Planeamento e Integração Regional do Congo e atual Presidente do Conselho de Governadores do Banco, Ludovic Ngatsé, o Primeiro-Ministro da República da Costa do Marfim, Robert Beugré Mambé, entre outros dignatários da Costa do Marfim e da Mauritânia. Estiveram igualmente presentes três dos candidatos à Presidência, nomeadamente Bajabulile Swazi Tshabalala, Amadou Hott e Samuel Munzele Maimbo, além da Direção do Banco, membros do Conselho de Administração e todo o pessoal da instituição.

O Grupo do BAfD conta com 81 países acionistas e é uma importante fonte de financiamento para o desenvolvimento dos 54 países beneficiários do continente africano. Portugal é acionista do Banco desde 1981.