null Boletim Trimestral de Economia Portuguesa

Direitos de autor da imagem: GPEARI/GEE
O GPEARI e GEE, do Ministério da Economia, disponibilizam a edição de outubro de 2025 do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa.
«O crescimento da economia mundial manteve-se resiliente no segundo trimestre de 2025, com melhoria do crescimento da Ásia e da área do euro e, um crescimento mais moderado dos EUA. As pressões desinflacionistas prosseguiram na generalidade das economias avançadas em resultado da desaceleração dos preços de energia e da inflação subjacente. Os mercados financeiros recuperaram e assistiu-se a uma maior divergência de orientação da política monetária entre os dois lados do Atlântico, contribuindo para a apreciação do euro face ao dólar.
No primeiro semestre de 2025, a economia portuguesa apresentou um desempenho favorável. Nos primeiros seis meses do ano, o PIB registou uma variação homóloga real de 1,8%, refletindo um contributo positivo da procura interna. O consumo privado registou uma taxa de variação homóloga de 3,7%, tendo a taxa de poupança continuado a crescer, fixando-se em 12,6% no final do primeiro semestre. O investimento cresceu 6,7% no primeiro semestre de 2025, com o investimento em construção a crescer 4,8%.»