null Internacionalização em ação: Empresas portuguesas marcam presença nos principais bancos de desenvolvimento

Foto de grupo

Direitos de autor da imagem: AICEP

Entre 17 e 20 de novembro, o Grupo de Trabalho Multilaterais, composto pela AICEP e pelo GPEARI, organizou uma missão empresarial a Washington D.C. com o objetivo de estreitar relações com dois dos principais grupos multilaterais de financiamento ao desenvolvimento: o Grupo do Banco Mundial e o Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa foi dirigida a empresas e entidades portuguesas com experiência relevante ou interesse em desenvolver projetos financiados por estas instituições, abrangendo diversos setores e geografias.

No Banco Mundial, a missão foi recebida pelo Administrador Suplente Miguel Coelho, representante de Portugal no Conselho de Administração, e incluiu sessões sobre prioridades estratégicas, procurement e programas globais em áreas como energia (Mission 300), inteligência artificial, planeamento urbano e gestão de recursos hídricos.

No BID, o programa começou com uma apresentação sobre o Grupo e o BID for the Americas, seguida de sessões temáticas e sobre políticas de procurement e financiamento através do BID Invest, bem como oportunidades de colaboração com o BID Lab, o laboratório de inovação do Grupo.

Em ambas as instituições, as empresas tiveram reuniões específicas com equipas técnicas responsáveis por projetos prioritários, permitindo explorar oportunidades concretas de colaboração.

A missão contou com a participação de 11 empresas portuguesas de setores como consultoria, engenharia, água, arquitetura, digital, inteligência artificial, advocacia e observação da Terra a partir do espaço.

Esta iniciativa reforça o compromisso de Portugal em promover a internacionalização das suas empresas e aumentar a participação em projetos globais de desenvolvimento.