null Boletim Trimestral de Economia Portuguesa

Silos de armazenagem em fábrica. Logo BTEP no canto inferior direito.

Direitos de autor da imagem: GPEARI/DGE

O GPEARI e a DGE, do Ministério da Economia, disponibilizam a edição de janeiro de 2026 do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa.

«A implementação de uma nova política comercial protecionista dos EUA marcou o ano de 2025, mediante a subida de tarifas alfandegárias aplicadas às importações de produtos da generalidade dos países. O crescimento da economia mundial no terceiro trimestre continuou a ser liderado pelos EUA e por algumas economias emergentes. A taxa de inflação desacelerou nas principais economias avançadas no conjunto do ano e, a política monetária tornou-se menos restritiva.

Nos primeiros três trimestres de 2025, a economia portuguesa cresceu 1,9%, mantendo uma trajetória de aceleração. A evolução da procura interna refletiu uma recuperação do consumo e uma desaceleração do investimento. Por seu lado, ao nível da procura externa líquida continuou a apresentar valores negativos, apesar de alguma recuperação. Em termos setoriais, os setores de transportes e armazenagem; atividades de informação e comunicação, de energia, água e saneamento e de outras atividades de serviços foram os que mais cresceram nos primeiros nove meses do ano. A atividade turística manteve-se robusta, mas com alguns sinais de desaceleração.»