null Reunião de Acionistas Não Regionais do BID reforça multilateralismo e parcerias internacionais

Direitos de autor da imagem: Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Sob a liderança do Presidente Ilan Goldfajn, o Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reuniu‑se com os seus acionistas não regionais – que incluem Portugal e diversos parceiros europeus, bem como o Japão, Coreia e China – em Viena, a 26 e 27 de janeiro de 2026, para um diálogo estratégico sobre reformas, mobilização de investimento privado e prioridades para a América Latina e Caraíbas (LAC).

As delegações reiteraram um compromisso firme com o multilateralismo, salientando o papel do BID como plataforma essencial para reforçar a cooperação internacional, melhorar a eficácia do desenvolvimento e apoiar a resiliência económica na região. A Administração do Grupo apresentou os resultados de 2025, destacando avanços na consolidação das reformas institucionais e na melhoria dos padrões de qualidade, governação e transparência.

A sessão dedicada ao BID Invest evidenciou o dinamismo do novo modelo de negócios originate‑to‑share, aprovado em 2024, que tem ampliado a mobilização de capital privado para áreas prioritárias como clima, energia limpa, infraestruturas resilientes e inclusão produtiva. Foi dado especial destaque ao aprofundamento da ligação com parceiros e investidores na Europa e na Ásia, através de uma presença institucional reforçada nos escritórios do BID nestes continentes e de instrumentos de cooperação e financiamento mais inovadores – elementos-chave para aproximar empresas não regionais das oportunidades crescentes na região.

A agenda incluiu ainda um breve debate sobre minerais críticos, no contexto da transição energética global, bem como uma sessão de diálogo com o novo CEO do BID Lab, Graham MacMillan, sobre o papel da inovação no desenvolvimento inclusivo.

A reunião de Viena reforçou a convergência dos acionistas em torno da direção estratégica do Grupo BID e a importância de soluções multilaterais robustas para mobilizar financiamento, promover resiliência económica e apoiar um desenvolvimento sustentável e inclusivo na LAC.

*

O Grupo do BID, conta com 48 países acionistas e é principal fonte de financiamento para o desenvolvimento dos 26 países mutuários da América Latina e Caraíbas. A reunião consultiva com os acionistas não regionais acontece anualmente em preparação das Assembleias Gerais de Governadores do Grupo que, em 2026, terão lugar em Assunção, Paraguai, nos dias 11 a 14 de março.