null Seminário “Despesa pública e desempenho de empresas privadas: usando denominações religiosas para inferências causais”

Tabela Baseline results

Direitos de Autor da Imagem: Henrique Alpalhão, Marta Lopes, João Pereira dos Santos e José Tavares

Realizou-se dia 21 de maio a 50.ª Edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, o qual versou sobre o artigo “Public Expenditure and Private Firm Performance: Using Religious Denominations for Causal Inference”, da autoria de Henrique Alpalhão, Marta Lopes, João Pereira dos Santos e José Tavares, apresentado pelo Professor José Tavares (Nova SBE).

Neste artigo, os autores investigam a relação entre as despesas da Administração Local e a performance das empresas privadas em Portugal, para o período entre 2007 e 2008, recorrendo ao número de freguesias e ao número de freguesias com denominação religiosa como variáveis instrumentais. O estudo conclui que estas variáveis instrumentais ao afetarem indiretamente os gastos da Administração Local determinam positivamente o VAB e as vendas das empresas privadas. De referir que, o recurso ao número de freguesias com denominação religiosa como variável instrumental confirma os resultados obtidos com o número de freguesias, e permite constatar que o número de freguesias com denominação religiosa tem o dobro do impacto no que concerne às despesas da Administração Local quando comparando com o número de freguesias.

Estas conclusões mantêm-se quando controlando para outros fatores, tais como fatores regionais e económicos, bem como para um período de crise (2011-2012).

O artigo estima para Portugal um impacto acima de 1% dos gastos da Administração Local na performance das empresas locais contribuindo para a literatura relativa a multiplicadores fiscais.